• Loading stock data...

Informe PG&N | Mercado livre de gás é tema de workshop na Firjan

 
 
Logo Informe Petróleo e Gás

09 abr 2024
Ano XII Nº 67


 

Notícias

Mercado livre de gás é tema de workshop que reúne empresários e especialistas com o poder público na Firjan

A uma semana da sessão da Agência de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa) que definirá os acertos regulatórios para a definição do Contrato do Uso do Sistema de Distribuição de Gás Natural – CUSD, propiciando a livre comercialização de gás natural no estado, empresários, especialistas em gás natural e representantes do poder público se reuniram na sede da Firjan, na quarta-feira, 03/05, para a primeira edição do Workshop de Comercialização com a Indústria do Rio para o mercado livre de gás. Para Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da federação, dispor do gás a preços competitivos vai expandir o uso de um combustível mais sustentável, contribuindo para a transição energética.

Link: Firjan – 08/04/2024

Petrobras reafirma que não há tolueno em suas operações no Rio de Janeiro

A Petrobras reafirma que não há tolueno a partir de suas atividades no estado do Rio de Janeiro e esclarece que nenhuma empresa prestadora de serviços que atua dentro das instalações do Gaslub (antigo Comperj) utiliza o produto. Importante ressaltar que o tolueno não é usado na limpeza ou qualquer atividade em dutos da Petrobras. Quando necessária, a manutenção é realizada com água ou gás inerte (nitrogênio) seguindo normas e legislações. A Petrobras reforça que o produto tolueno é um refinado de petróleo, não produzido no Rio de Janeiro. Toda produção da companhia está concentrada em refinarias de São Paulo e é comercializada a granel, tendo apenas o transporte rodoviário, em caminhões tanque, para entrega às empresas clientes.

Link: Agência Petrobras – 08/04/2024

II Seminário de Tributação de Óleo e Gás 2024 analisa na Firjan reforma tributária no mercado de petróleo e gás

Advogados tributaristas e representantes das principais empresas de petróleo e gás que operam no Brasil, notadamente no Rio de Janeiro, lotaram o Centro de Convenções da Firjan na quinta-feira, 04/04, para o II Seminário de Tributação de Óleo e Gás 2024. Na abertura, Emiliano Fernandes, presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan e diretor da PRIO, destacou a relevância de discutir a regulamentação tributária desde a primeira fase de sua implementação. “Como outras mudanças legislativas, o processo regulatório é lento, podendo demorar décadas até ser finalizado”, comentou Emiliano Gomes.

Link: Firjan – 08/04/2024

A PortosRio vai investir R$ 163 milhões em dragagem e se preparar para receber navios cargueiros de grande porte

No coração do Porto do Rio de Janeiro, uma transformação monumental está em curso. Com um investimento total de 163 milhões de reais, a PortosRio assume a liderança em um projeto de dragagem para aprofundar o canal de acesso do porto do Rio de Janeiro de 15.5 para 16.2 metros. Essa iniciativa visa não apenas aumentar a capacidade de transporte, mas também preparar o porto para receber os navios do futuro. A conclusão da obra de dragagem não só fortalece a infraestrutura portuária, mas também impulsiona a economia local e nacional. Com o novo calado homologado, o Porto do Rio de Janeiro estará apto para operar os imponentes navios New Panamax, de 366 metros de comprimento e capacidade para cerca de 15 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit).

Link: PetroNotícias – 08/04/2024

PetroRecôncavo e a Seacrest se unem em uma parceria para perfuração em busca por petróleo em campos terrestres

A Seacrest Petróleo e a PetroRecôncavo anunciaram hoje (8) que as empresas firmaram uma parceria de serviços de plataforma de perfuração. No âmbito desta parceria estratégica, a PetroRecôncavo mobilizou uma plataforma de perfuração e um extenso conjunto de serviços de plataformas de perfuração para iniciar a perfuração até o final de abril. Isso permite que a Seacrest Petróleo acelere o reinício de seu programa de perfuração de 300 poços, o maior no onshore brasileiro. Os alvos estão no Polo Cricaré, adquirido em dezembro de 2021, dentro do programa de desinvestimentos da Petrobras, e no adjacente Polo Norte Capixaba, adquirido em abril de 2023 também da Petrobras.

Link: PetroNotícias – 08/04/2024

MME promove diálogo com entidades do setor energético

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou uma rodada de reuniões com representantes do setor energético, entre os dias 12 de março e 2 de abril. Ao todo, 24 entidades estiveram na sede do MME para tratar de assuntos do interesse do setor. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que o contato mais próximo com as associações pode trazer efeitos positivos. “Nosso trabalho sempre vai ser voltado a beneficiar o consumidor de energia elétrica. As sugestões das entidades do setor nos ajudam a manter o equilíbrio no setor elétrico brasileiro, que é motivo de orgulho para as brasileiras e brasileiros”, disse.

Link: MME – 08/04/2024

Manchetes

Carga de impostos sobre E&P pode subir 14% com reforma tributária

Link: Petróleo Hoje – 08/04/2024

Antaq fará primeiro leilão de terminais portuários de 2024

Link: Petróleo Hoje – 08/04/2024

Compagas investe R$ 80 milhões em expansão para o Norte do Paraná

Link: epbr – 08/04/2024

Carteira de investimentos portuários tem tendência de aumento, diz secretário

Link: Portos e Navios – 08/04/2024

Notícias Internacionais

More Russian LNG Being Exported to Europe Than Asia

Link: Oil Price – 08/04/2024

Oil market to get “extremely tight” if OPEC continues supply cuts, Citadel reports

Link: World Oil – 08/04/2024

Former Shell CEO Says New York Stock Exchange Benefits Oil Firms

Link: Oil Price – 09/04/2024

Oil sector comes to rescue after Kazakhstan’s ‘worst floods in 80 years’

Link: Upstream – 09/04/2024

Exxon To Pause Some Guyana Oil Output to Finish Gas-Power Project

Link: Oil Price – 08/04/2024

Oil Drops as Geopolitical Tensions Show Signs of Easing

Link: Rigzone – 08/04/2024

Eventos

 

Rede de Oportunidades Especial

 

Esse RdO especial faz parte do projeto Rede de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas de Óleo, Gás Natural e Indústria Naval do Estado do Rio de Janeiro, celebrado entre Firjan Senai e Sebrae, com participação da empresa NTS.

 

11/4 | 15h às 18h
Sede da Firjan | Av. Graça Aranha 1 – Centro, RJ


Evento presencial | Vagas limitadas

Consultas e Audiências Públicas

Consulta e audiência pública: ANP 01/2024

Período de consulta: 09/02/2024 a 01/04/2024

Data de audiência: 10/04/2024, de 14h até 16h

Objetivo: Obter subsídios e informações adicionais sobre a revisão dos modelos de seguro garantia dos editais da Oferta Permanente de Concessão e da Oferta Permanente de Partilha de Produção.